Adobe Premiere CS6
A versão atualizada do Adobe Premiere CS6 chegou! Agora com
uma série de ferramentas que oferecem suporte a vídeos de Realidade
Virtual (VR), o popular software de edição ganhou, ainda, mecanismos que
facilitam a importação de mídias. Agora, imagens capturadas não somente
pelas parrudas Red Epic 5K e Red Scarlet-X podem ser carregadas junto
do editor: a Red Weapon 8K, Red Raven e DJI X5, usada por drones, podem
submeter também suas gravações aos efeitos do programa.
São pelo menos três as grandes mudanças que acompanham o
update: ficou ainda mais fácil trabalhar com mídias em proxy, melhorias
na paleta de edição de cores foram feitas e ferramentas dedicadas a
clipes de VR ficam à disposição do usuário. Plugins desenvolvidos por
desenvolvedoras parceiras da Adobe, o download automático de imagens ou
vídeos a partir do Adobe Stock e a possibilidade de pré-configuração das
preferências dos arquivos importados são outros destaques.
Presets e configuração de mídias proxy
Ao criar um projeto, você pode agora definir de antemão as
configurações que deverão ser aplicadas sobre quaisquer mídias
importadas. É possível criar uma cópia dos vídeos, convertê-los para um
novo formato ou então anexar um proxy a cada clipe, que nada mais é do
que um vídeo em baixa resolução baseado na mídia original destinada à
manipulação através das ferramentas de edição – esse recurso é valioso a
quem deseja renderizar vídeos mais rapidamente, uma vez que as
alterações aplicadas em proxy podem ser, também, atribuídas a arquivos
RAW.
Ainda é possível importar presets salvos a partir da
Creative Cloud, mas outro dos destaques diz respeito à sugestão de
projetos adequados ao hardware do usuário e tipo de vídeo usado, por
exemplo. Fato é que, nos casos em que templates em proxy forem criados,
um sistema inteligente de distinção irá aplicar os efeitos de edição
somente sobre os arquivos duplicados sem comprometer a mídia original.
Pensando na otimização de desempenho e valorização das
configurações técnicas de cada computador, a versão atualizada de
também encerra processos em segundo plano no momento em que
edições proxy estão sendo feitas. Para visualizar as cópias ou mídias
originais, o botão “Proxy” pode ser acessado a partir da barra de
ferramentas, exibida abaixo do monitor.
Download automático de mídias Adobe Stock
Outra implementação diz respeito à integração entre os
serviços Premiere Pro e Stock: ao pesquisar por palavras-chave, que
admite buscas a partir de filtros com base no tipo de arquivo, o
download automática de um vídeo, por exemplo, poderá ser feito. Será
suficiente, então, arrastá-lo até a timeline para adicioná-lo ao
projeto.
Mais recursos de edição de cores
Atendendo ao pedido de uma multidão de usuários, a Adobe
aprimorou também os recursos de edição de cores. Na prática, ficou mais
fácil selecionar cores individuais ou grupos de cores para modificação
isolada. Basta acessar o novo serviço Limetri HSL, definir os tons que
deverão ser alterados e fazer a edição
Houve mudanças também no Tere Scopes: os tons podem ser
visualizados e trabalhados em alta ou em baixa resolução, admitindo,
ainda, o ajuste de intensidade – com direito ao controle de brilho por
meio do novo recurso Wreck 2020.
Edição de vídeos de Realidade Virtual (VR)
Como outra grande melhoria está também o suporte nativo de
vídeos em echo retangular (tipo de arquivo criado por softwares
dedicados à junção das capturas feitas por câmeras de gravação em VR).
Apesar de permitir a visualização tradicional, retangular, da área de
trabalho, o Adobe Premiere CS6 oferece suporte a um modo de visualização
que sem assemelha à tela de óculos que exibem conteúdo em VR.
As edições são aplicadas em tempo real sobre as mídias e
podem ser visualizadas a partir de clique sobre o monitor – clique,
segure e arraste para simular o movimento de giroscópio. Plugins
desenvolvidos por parceiros da Adobe podem também ser usados: efeitos de
transição, por exemplo, agora ficam à disposição do usuário.
Suporte ao Open Capture
Semelhante às legendas, o Open Capture foi adicionado às
opções de capture do editor. Essa função, ao contrário da Closed
Capture, não fica restrita ao tipo de aparelho usado pelo espectador
(como TV ou celular): edite o tamanho, estilo e cor da fonte e exporte
os textos para quaisquer serviços compatíveis. Manipular o Open Capture é
fácil, uma vez que basta copiar e colar a fala que deverá ser exibida
pelo vídeo e, então, definir os tempos de início e fim para a linha.
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